Sobre a Carne Suína
Excelente fonte de proteínas nutritivas
Navegue pelo
conteúdo
Compartilhe!
A carne de porco é uma fonte de proteínas nutritiva e importantíssima para a culinária brasileira. Com diversos cortes e modos de preparo, as receitas de carne de porco são perfeitas para criar pratos ao mesmo tempo autênticos e tradicionais repletos de sabor.
A produção de carne suína no Brasil
Segundo dados divulgados pela Embrapa, o Brasil produz aproximadamente cerca de 3,76 milhões de toneladas de carne suína por ano. Em março de 2021, números divulgados pelo Ministério da Economia mostraram que o estado de Santa Catarina exportou 55,7 mil toneladas de carne suína, sendo registrado como o maior produtor e exportador nacional do insumo.
Como tornar o sabor ainda melhor?
Existem diversos truques para deixar a carne suína ainda mais saborosa. Conheça abaixo alguns deles:
● Deixe a carne marinar no seu tempero preferido durante um longo período antes do cozimento;
● Atente-se para o ponto correto da carne, sem deixá-la ressecada;
● Ao fritar a carne suína, opte por utilizar manteiga ou azeite.
Com essas dicas, você aproveitará ainda mais o sabor dessa carne versátil e suculenta.
Benefícios da carne suína para a saúde
A carne suína é fonte de proteína de alto valor biológico, contém ácidos graxos monoinsaturados e saturados, vitaminas do complexo B, bem como a tiamina e riboflavina, ferro, selênio, magnésio e potássio. E o que isso significa? O consumo da carne de porco retarda o envelhecimento precoce, auxilia na prevenção de anemia e hipertensão, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde muscular.
Quanto ao teor de gordura, é necessário atenção ao corte da carne, idade e sexo do animal. O lombo, por exemplo, é uma das partes com menor quantidade de calorias e, somado a isso, também é rico em selênio, desacelerando o processo de envelhecimento das células e prevenindo também doenças cardiovasculares.
Em relação à carne bovina, a carne suína apresenta maior conteúdo de aminoácidos essenciais, como a leucina, lisina e valina. Sendo assim, a carne suína é indiscutivelmente fundamental para o funcionamento adequado do nosso metabolismo e para a promoção do bem-estar humano.
Você sabia?
Segundo dados divulgados pela ONU, a proteína animal mais consumida no mundo é a suína. As espécies de porcos domésticos que conhecemos atualmente estão associadas a diferentes espécies de javalis selvagens. Pinturas rupestres encontradas na Espanha mostram que esse animal já era conhecido na Europa há 15.000 anos. Na China e Egito, a domesticação e consumo de suínos datam de 6000 anos a.C.