Sobre o Milho
Versátil e repleto de energia
Navegue pelo
conteúdo
Compartilhe!
O milho é um alimento multifacetado, podendo ser tanto um cereal, quanto um legume. Seu consumo é diverso: mingau, canjica, polenta, pamonha, bolo, pipoca e tantos outros. O mais importante, no entanto, é aceitar que o grão já é membro integrante da culinária brasileira raiz.
A produção de
milho no Brasil
Segundo um estudo divulgado pela Embrapa, em 2020, o Brasil ocupou a 3° posição na produção mundial de milho. Os maiores produtores do grão no Brasil são o estado do Mato Grosso, seguido por Paraná e Mato Grosso do Sul.
O milho e a culinária brasileira
O milho está presente no Brasil desde antes da chegada dos portugueses em território nacional. Até o século 19, a base da culinária popular rural era pautada no milho e a farinha produzida a partir do grão cultivado pelos Guaranis. Assim, pensar na gastronomia típica brasileira é lembrar-se indiscutivelmente da importância do cultivo de milho para o país.
Benefícios do milho para a saúde
Um alimento versátil e energético, o milho possui diversos benefícios para a saúde humana. Vejamos alguns:
● Presença de antioxidantes importantes para a saúde dos olhos;
● Apresenta muitas fibras, favorecendo o funcionamento adequado do intestino;
● Colaboram para a saciedade, aliada no processo de emagrecimento;
● Controla os níveis de açúcar e colesterol no sangue;
● Possui muitas vitaminas e minerais, como fósforo, magnésio, e zinco;
● Possui vitaminas do complexo B.
Você sabia?
A espiga mais antiga de milho é datada de aproximadamente 7.000 a.C., encontrada no Vale do Tehuacán localizado no México. Durante séculos, o grão foi a base da dieta de povos pré-colombianos, como maias, astecas, incas e olmecas. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “sustento da vida”.